Um dia destes vi alguém comer um pão de leite e fiquei a pensar…não como um destes há tanto tempo!! Tinha de fazer um!!
Como sou fã de pães de frigideira e ando sempre a inventar, fazer um pão de leite seria só mais um. No entanto, para fazer um pão de leite necessitava de colocar mais ingredientes essenciais para que fica-se semelhante. E isso fez com que tivesse que fazer algumas experiências 😉
Depois lá consegui!! Fica fofo, com sabor e consistência semelhante, mas não igual. O glúten da farinha de trigo e o açúcar refinado fazem milagres e esta receita não contém glúten, nem açúcar refinado.
Uma coisa é certa, o resultado é bastante satisfatório e tive a aprovação dos meus filhos, e o cheirinho que fica em casa enquanto se faz este pãozinho, é muito agradável.
Vamos lá à receita!!
Pão de Leite na frigideira
Ingredientes:
- 1 ovo pequeno
- 15g manteiga
- 2 colheres de sobremesa de leite
- 10g de farinha de linhaça
- 40g de farinha de arroz
- 20g de polvilho doce ou fécula de batata
- 10g farinha de côco
- 10g de açúcar de côco
- 1/2 colher de café de fermento em pó
- 1/4 de colher de café de sal
Preparação:
Colocar a manteiga, o sal e o leite numa taça e levar por 10 segundos ao microondas, só para amolecer ligeiramente a manteiga. Não necessita derreter.
Adicionar o ovo e mexer com um garfo. Depois acrescentar o fermento e a farinha de linhaça, e deixar repousar 2 a 3 minutos, para a linhaça espessar um pouco. Depois misturar a fainha de arroz e o polvilho, mexer e juntar o açúcar. Mexer até estar bem incorporado.
Por último, juntar a farinha de côco. Deixar repousar um pouco para que a farinha de côco comece a secar a massa.
Aquecer uma frigideira antiaderente e passar com papel de cozinha com um pouco de azeite. Baixar o lume para mínimo e colocar o pão moldado com cuidado porque a massa é muito fofa e húmida. Podem polvilhar com um pouco, mas muito pouco, de farinha de côco para facilitar. Tapar e deixar cozinhar cerca de um minuto. Vigiar que queima com facilidade. Virar se necessário com a ajuda de uma espátula. Voltar a tapar e deixar mais um minuto. Verificar se está cozinhado e se necessário virar novamente. Deve ficar fofo, mas resistente ao toque.
Retirar do lume e deixar arrefecer, de preferência, quase por completo antes de cortar, senão fica pastoso.
Rechear a gosto.
Receita em vídeo aqui👇👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos 😊