Mais uma iguaria de Natal!! Desta vez as Azeivas! Mais uma receita tradicional de Natal para juntar a todas as outras que tenho, já de outros anos. Como o Bolo Rainha, Filhoses, Tronco de Natal, Bombons, Broas Castelares, Fatias Douradas… podem ver ➡️aqui. Tudo sem glúten e refinados, em versões mais saudáveis 👍
A azevia é um frito de Natal bem tradicional com recheio de grão, uma espécie de rissol doce. São deliciosas e há por aí quem não passe o Natal sem comer uma. Também podem usar recheio de batata doce que também fica uma delícia.
Este ano pensei em fazer uma versão sem glúten que se aproxima-se, nem que fosse no sabor. Há imensas versões e esta é a minha.
No entanto, tenho de esclarecer alguns pontos. Estas azevias assemelham-se no sabor, mas a massa, quer frita, quer no forno, não fica como a dita tradicional. A tradicional fica como uma espécie de folhado ou massa tenra e esta massa aproxima-se mais a um biscoito…mais ou menos. Sem o glúten torna-se difícil recriar a elasticidade da massa.
Esta versão mais saudável de azevias fica deliciosa, não têm glúten e refinados.
Aqui em casa todos gostaram muito, nem se importaram com a mudança… é uma questão de gosto pessoal!! E aceitação de receitas saudáveis alternativas.
Vamos à receita!!
Azevias
Rende 10 a 12 unidades
Ingredientes:
Recheio
- 125 ml de água
- Casca de limão
- 1 pau de canela
- 25g de mel
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- Uma pitada de sal
- 150g de grão cozido (ou a mesma quantidade de batata doce)
- 25g de farinha de amêndoa
Massa
- 100g de farinha de arroz
- 50g de polvilho doce
- 60g de farinha de amêndoa
- 20g de farinha de côco
- 16g de mel
- 2 colher de sopa de azeite
- 2 ovos
- Uma pitada de sal
- 1 a 3 colheres de sopa de água
- Azeite e gema de ovo para pincelar
Preparação:
Recheio
1. Começar por fazer recheio, colocando num tachinho a água, o mel, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o sal. Levar ao lume e deixar ferver 2 a 3 minutos.
Depois adicionar o grão e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Retirar do lume, tirar a casca de limão e o pau de canela e triturar muito bem. Adicionar a amêndoa e triturar novamente. Deve ficar um creme cremoso e não seco, porque depois de arrefecer seca. Reservar ( pode fazer de véspera e aguardar no frigorífico).
2. Fazer a massa. Numa taça colocar as farinhas e o sal e mexer. Juntar o azeite, depois o ovo e por último a água colher a colher, mexendo sempre até obter uma massa homogênea e moldável.
Ter cuidado para que não fique muito húmida, senão não dá para estender.
3. Estender a massa, com a ajuda de um rolo da massa, numa superfície polvilhada com farinha de arroz, e colocar uma colher de sobremesa de recheio sobre a mesma. Fechar como um rissol e fazer pressão nas pontas para que fique bem fechado. Depois pressionar com um garfo em volta de toda a extremidade.
4. Na versão no forno e na fritadeira Air Fryer (fritadeira de ar quente sem óleo), pincelar a azevia de ambos os lados com azeite e em seguida, pincelar a superfície de cima com gema de ovo (podem não fazer, mas fica mais seco). Na versão fritar em azeite, apenas fritar em azeite quente.
Vai ao forno pré aquecido a 180° por cerca de meia hora até estar coradinha.
Na Air Fryer colocar na função para bolos, 15 a 20 minutos a 160°. Devem virar a meio da cozedura.
Na frigideira, fritar em azeite quente com cuidado e virando a azevia.
Bom apetite e sejam criativos😊
Muito obrigada 😊💗
Também gostei muito do seu blog. Várias temáticas da atualidade, muito diversificado. Parabéns 👏👏
Beijinhos e boa semana 😘
Adorei conhecer esse blog! Parabéns pelas inúmeras receitas apetitosas!