Aqui está uma receita rápida que em meia hora está pronta! Pois, nesta receita a única coisa que se faz e a massa areada e o merengue…e ambos são muito rápidos de fazer.
Nesta receita super simples, uso as minhas reservas de conservas caseiras, que servem para isso mesmo…usar em momentos onde preciso de algo rápido ou então recorrer a produtos que não são da época e que guardo em forma de conservas.
No caso desta tarte usei o doce de tamarilho (receita➡️ aqui) e conserva de pêra (receita➡️ aqui). É claro que podem usar conservas de compra, mas não é a mesma coisa! Muitas estão cheias de aditivos e açúcares sob diversas formas. Ao usar o que fazemos em casa, para além de sabermos o que comemos, evitamos uma série de produtos que em nada trazem benefícios para a nossa saúde…são opções!!! Dá trabalho mas é compensatório👍
Depois usei a minha receita de Massa Areada sem glúten (receita➡️ aqui), super versátil, sem glúten e sem ovos que fica quebradiça, esfarelenta e muito leve. Se preferirem também podem usar a minha receita de Massa quebrada sem glúten (receita➡️ aqui), mas para mim não fica tão bem, nesta receita.
Vamos à receita!!
Tarte Merengada de Pêra e Tamarilho
Ingredientes:
- Uma receita de base de massa areada (receita➡️ aqui)
- Doce de tamarilho (receita➡️ aqui) ou outro a gosto mas de preferência ácido (ex: ameixa ou frutos vermelhos) podem ver receitas sem açúcar refinado➡️ aqui.
- Pêras em conserva (receita➡️ aqui) ou pêras frescas maduras ou cozidas na hora.
- 2 claras de ovo
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar mascavado
- Uma pitada de sal
Preparação:
1. Preparar a base e levar ao forno.
2. Barrar generosamente o fundo da base com o doce.
3. Colocar a pêra em pedaços.
4. Fazer o merengue. Bater as claras com uma pitada de sal. Quando estiverem a ficar brancas colocar o açúcar aos poucos e deixar bater a obter um merengue liso e cremoso.
5. Espalhar o merengue sobre as pêras e levar ao forno 5 minutos até ficar dourado. Servir morno ou bem fresquinho.
Bom apetite e sejam criativos😊