Mais um dos meus doces preferidos que faço todos anos.
Muito fácil e simples, uma receita base de doce bem típica com os ajustes de açúcar para tornar a coisa ligueiramente mais saudável.
Para fazer este doce, assim como todos os outros que tenho aqui no blog, usei quantidades bem menores de açúcar e outras formas de adoçar sem usar o açúcar branco refinado, como o açúcar mascavado, de côco ou tâmaras.
Destaco alguns deles, como o Doce de Maçã (receita➡️ aqui), o Doce de Ameixa (receita➡️ aqui), Doce de Morango (receita➡️ aqui), Doce de Tomate com Maçã (receita➡️ aqui), Doce de Tamarilho (receita➡️ aqui), Doce de Tangerina (receita➡️ aqui).
Por levarem menos açúcar a durabilidade também é menor, pois o açúcar é o conservante responsável pela conservação. Mas, com frascos bem esterilizados e bem vedados conseguimos um bom resultado. No entanto, não costumo fazer grandes quantidades de doce e só faço daqueles que sei que vão ser consumidos. Assim, não ficam frascos de doce de uns anos para os outros.
Geralmente este doce de cereja nem chega a durar nada. Desaparece que é um instante. Aqui em casa é dos preferidos. Adoro comer misturado com iogurte grego natural.
Por norma faço com meio quilo a 1kg de fruta por ser mais rápido de fazer e chegar ao ponto desejado mais facilmente. Também todo o processo acaba por ser facilitado, incluindo a esterilização dos frascos e tampas, pois não é necessário tachos enormes para caber tudo. E em cerca de 1h ou pouco mais, tem tudo pronto.
Vamos à receita!
Doce de Cereja
Ingredientes:
- 0,5 kg de cerejas lavadas e sem caroço
- 80g de açúcar mascavado
- 1 pau de canela
Preparação:
Lavar e retirar o caroço às cerejas. Depois pesar para saber a quantidade de cereja para ajustar a quantidade de açúcar. Para meio quilo de cerejas são 80g de açúcar mascavado.
Colocar as cerejas, o açúcar e o pau de canela num tacho alto e levar ao lume.
Assim que começar a ferver, baixar para lume médio baixo e deixar cozinhar.
Mexer com frequência para não queimar e não pegar ao fundo.
Cerca de meia hora depois está no ponto certo. Cremoso e quando se passa com a colher no fundo fica um risco a ver-se o fundo, que se fecha lentamente.
Entretanto já tem os frascos e as tampas a ferver, num tacho ao lado.
Retirar um frasco e encher de doce. Tudo em quente. Frasco e doce. Fechar muito bem e deixar a arrefecer com a tampa para baixo para criar vácuo.
Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos☺