A açorda é um prato típico português para aproveitar pão. Pode ser uma açorda simples que serve de acompanhamento, principalmente de peixe frito, ou ser a própria refeição sendo de marisco.

Esta é uma refeição muito saborosa e muito simples de fazer, para além que dá para aproveitar sobras de pão, tornando-o em algo especial.

Para fazer esta açorda pode usar só camarão, ou acrescentar outros mariscos à escolha.
Tendo em conta que o marisco coze em poucos segundos, principalmente as ameijoas, mexilhões e berbigão, estes devem ser colocados já no fim.
O camarão se for já cozido, também, ou então um minutinho antes caso esteja cru.

Para dar sabor à açorda também é importante o caldo.
Costumo ter caldo congelado que aproveito quando cozo camarão.
É um caldo salgado, com picante, alho, louro, grãos de pimenta, cascas de cebola, por vezes coloco as cabeças e as cascas, quando cozo para fazer outros pratos, e trituro tudo e passo por um coador. Fica muito bom.
Pode fazer este processo de cozer o camarão para fazer a açorda caso não tenha o caldo.

Vamos à receita!

Açorda de Camarão

Ingredientes:

  • 250 a 300g de pão duro cortado aos pedacinhos
  • 750 a 800ml de caldo ( uso de cozer o camarão) + cerca de 300ml ou água
  • 3 dentes de alho bem grandes
  • 1 folha de louro
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo
  • Pimenta
  • sal e picante caso seja necessário (o meu caldo já tem)
  • 250 a 300g de miolo de camarão
  • 100g de miolo de mexilhão (facultativo)
  • 300g de ameijoa (facultativo)
  • um raminho de coentros

Preparação:

Caso não tenha o caldo comece por cozer os camarões (ver como fazer aqui➡️cozer camarão), depois descasque, junte as cascas e cabeças ao caldo e triture tudo muito bem. Passe por um coador de rede e já está.

Cortar o pão duro em pedacinhos e colocar numa panela.

Verter o caldo quente sobre o pão para que ensope bem. Mexer para que absorva o caldo. Deve ficar bem ensopado e com excesso de caldo.

Preparar todos os ingredientes para que esteja tudo pronto e à mão, pois na hora de fazer é muito rápido e tem de se estar sempre a mexer para que não pegue ao fundo do tacho e queime.

Açorda é uma receita bem simples e típica de Portugal que é excelente opção para aproveitar pão duro, e fica uma delícia.

Num tacho colocar o azeite, o alho picado, a pimenta e a folha de louro. Levar ao lume, médio/baixo, para fritar um pouco, mas com cuidado pois queima com facilidade.

Adicionar o pão ensopado e mexer rapidamente. Juntar aos poucos mais caldo ou água, sempre a mexer para não pegar ao fundo do tacho.

Mexer por alguns minutos até estar uma papa rala e bem incorporada. Deve ficar com uma consistência rala, pois seca com muita facilidade. Sempre que necessário acrescente mais líquido.

Juntar o miolo do camarão e mexer. Desligar o lume e adicionar ovo. Mexer rápido para que o ovo coza no calor residual sem secar.

Depois caso opte por colocar mais marisco é só juntar. O marisco coze muito rápido e o calor residual chega para que fique no ponto.

Picar parte dos coentros e juntar à açorda. Mexer, guarnecer com mais coentros picados e servir de imediato, pois seca mesmo rápido.

Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇👇👇👇

Subscreva 🔔deixe o seu like 👍OBRIGADA 💗

Bom apetite e sejam criativos☺