Cá em casa todos gostamos de comida mexicana, principalmente tudo o que envolva tortilhas recheadas das mais diversas formas. Ou apenas tortilhas com o que nos apetece, ovo, queijo, abacate, ao gosto do freguês.
Depois de várias tentativas de uma massa sem glúten que resultasse, cheguei a esta. Fica bem maleável, com um sabor neutro e uma textura perfeita. Aqui em casa, esta, ficou aprovada!
É uma receita bem simples e com poucos ingredientes, que se transformam numa massa maleável, mas que tem de ser estendida com algum cuidado, pois para ficar fina por vezes pode rasgar um pouco. O segredo é manter a bancada bem enfarinhada. Mas também não abusar para não secar a massa em demasia.
Estas tortilhas são uma receita vegan, pois não leva nem ovos, nem laticínios, e também não tem glúten. É perfeita para quem tem intolerâncias alimentares, ou tem opções alimentares diferentes por opção.
A receita rende 6 tortilhas pequenas, que depois de feitas, podem ser guardadas, entre folhas de rolo de papel de cozinha, e acondicionadas dentro de uma caixa ou saco fechado, no frigorífico, ou congelador. Depois, basta aquecer, no microondas, tapada com papel de cozinha por 10 segundos, ou numa frigideira quente.
Com o passar do tempo vão ficando mais secas, mas quando aquecidas voltam a ficar mais maleáveis, desde que o processo de aquecer não seja longo, pois irá secá-las um pouco.
Vamos à receita!
Tortilhas Mexicanas
Ingredientes:
- 50g de farinha de milho
- 75g de farinha de mandioca fina (fubá de mandioca)
- 1 colher de café de sal
- 1 pitada de curcuma (opcional)
- 1/2 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de chá de farinha de linhaça
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena de chá de água morna (200ml)
Preparação:
Numa taça colocar a farinha de milho e a de mandioca, o sal, a curcuma, o fermento e misturar com ajuda de um garfo.
Adicionar o azeite e a água aos poucos, reservando cerca de 50ml da água.
Mistura a farinha de linhaça aos 50ml da água reservada e mexer bem, e de seguida juntar à massa. Mexer bem.
Passar a massa para a bancada polvilhada com farinha de arroz e massar até obter uma massa homogênea e moldável. Caso esteja muito húmida, acrescentar um pouquinho de farinha de mandioca.
Fazer um rolo, com a massa, com cerca de um palmo de comprimento e cortar em seis pedaços.
Colocar os pedaços num prato e tapar com um pano para a massa não secar.
Retirar um pedaço de massa, e na bancada polvilhada com farinha de arroz, estender, com o rolo da massa, essa porção até obter uma tortilha fina e com a forma desejada. Pode usar um prato como molde para cortar depois da massa estendida, caso queira uma tortilha redonda perfeita.
Colocar com cuidado a tortilha num prato e cobrir com papel de cozinha.
Voltar a fazer outra tortilha, colocar por cima do papel de cozinha, e tapar com um novo papel de cozinha.
Repetir o processo até esgotar os 6 pedaços de massa, e alternando uma tortilha com um papel de cozinha.
Aquecer uma frigideira anti aderente. Quando estiver quente colocar uma tortilha e deixar cozinhar cerca de 1 minuto. Virar e deixar cozinhar mais 1 minuto. A massa vai ganhar bolhas de ar e insuflar. Deixe cozinhar mais um pouquinho de cada lada até ganhar uns pontos castanhos.
Retirar a tortilha para um prato e tapar com o papel de cozinha que a tapava anteriormente.
Repetir o processo até cozinhar todas as tortilhas. Colocar umas sobre as outras e separá-las com o papel de cozinha que as tapava anteriormente.
Comer de imediato ou depois de frias guardar, no frigorífico ou no congelador, num saco fechado ou caixa, divididas com o papel de cozinha como estão.
Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos ☺
Muito obrigada 💗um grande beijinho 😘
Qué ricas! Un beso 😘