Uma torta muito simples e fácil de fazer, sem glúten, sem açúcar refinado e com um resultado final incrível.
Esta torta é mais uma receita de infância que fui buscar ao livro de receitas da minha mãe. Ela fazia muitas vezes esta torta entre outras receitas doces clássicas da nossa doçaria.
É certo que estas receitas antigas, feitas pelas nossas mães e avós, são uma barbaridade nas quantidades de açúcar e tudo mais. Esta torta leva 500g de açúcar! Mas também antigamente os doces eram ocasionais e essas quantidades de açúcar ajudavam a conservar.
A minha mãe continua a fazê-las, assim como a maioria da população, lá vão reduzindo, ou não, as quantidades, e este tipo de doçaria continua com muitos adeptos.
Esta Páscoa a minha mãe fez a famosa torta de côco, que eu adorava comer,pois sempre adorei côco, só que desta vez não lhe toquei. Já não consigo saborear tanto açúcar. Faz muitos anos que não como doces e bolos fora de casa porque deixei de consumir açúcar refinado e evito o glúten. Não quer dizer que se aparecer algo diferente que nunca provei, que não prove um pouco se me apetecer, só para experimentar.
Ao relembrar esta torta lembrei-me de pegar em mais esta receita para adaptar, assim como já fiz com tantas outras. Esta foi bem simples, pois não tem farinha, só tive de reduzir e mudar o açúcar e fazer os ajustes devido a esta alteração.
Saiu uma torta, para os fãs de côco, muito simples e deliciosa, com poucos ingredientes, que me recordou os sabores de infância.
Vamos à receita!
Torta de Côco
Ingredientes:
- 125g de manteiga derretida
- 150g de açúcar mascavado
- 150g de côco ralado
- 6 ovos
Preparação:
Numa taça colocar a manteiga derretida e juntar o açúcar. Mexer muito bem.
Adicionar o côco ralado e mexer até estar tudo bem misturado.
Juntar os ovos um a um, mexendo muito bem entre cada adição.
Verter o preparado para dentro de uma forma (30×30cm) forrada com papel vegetal de cozinha e untada com um pouco de manteiga.
Levar ao forno pré aquecido a 180° por cerca de 12 a 15 minutos. Não deixar cozer demasiado, pois vai ficar muito seca e quebra ao enrolar.
Assim que estiver cozida deve ser retirada do forno e desenformada sobre um pano humedecido. Enrolar de imediato e deixar, a arrefecer, enrolada dentro do pano que usou para a enrolar.
Depois de fria retirar o pano e colocar numa torteira. Perto da hora de servir polvilhar com um pouco de açúcar mascavado reduzido a pó ou farinha de côco, caso não queira usar mais açúcar.
Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos ☺️