Uma receita clássica transformada numa receita atual 😊
Por aqui adoramos pudim de ovos, principalmente o meu marido. É super fã!! Por isso transformei o tradicional pudim de ovos, adaptando-o à nossa atual realidade alimentar, onde evitamos alguns produtos ou exageros alimentares.
Este pudim não contém açúcar refinado e laticínios, ainda assim fica super delicioso e bem semelhante ao seu clássico.
Fica muito macio e aveludado, com um sabor delicado a baunilha, contrastando com o sabor do maravilhoso caramelo😋
Para fazer o caramelo, para colocar em cima do pudim, utilizo uma porção do leite de côco, mas podem fazer apenas só com o açúcar de côco e usar todo o leite de côco no pudim. O caramelo fica mais cremoso com o leite de côco, mas ao fim de algum tempo perde o brilho e deixa de ficar tão bonito. Fica a dica😉
Já estão com vontade de experimentar? Então aqui vai a receita!
Pudim de Ovos
Ingredientes:
Caramelo
- 2 + 3 colheres de sopa de açúcar de côco
- 1 + 2 colheres de sopa de água
- 1colher de sopa bem cheias de leite de côco (opcional)
Pudim
- 1 lata de leite de côco (400ml)
- 6 ovos
- 200 ml de leite vegetal (usei de soja do aldi por ter um sabor a baunilha)
- 3 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de tapioca
- Baunilha q.b. (uso de moinho)
Preparação:
- Começar por preparar o caramelo dentro da forma para forrar a mesma. Derreter 2 colheres de sopa de açúcar de côco com 1 colher de sopa de água dentro da forma. Assim que começar a ferver e o açúcar estiver derretido está pronto. Barrar toda a forma e reservar.
- Fazer o pudim. Verter o leite de côco para uma taça e reservar uma colher de sopa bem cheia de leite de côco (opcional), noutra taça para mais tarde fazer o caramelo para cobrir o pudim.
- Adicionar os ovos e mexer. De seguida o leite e o mel. Por último a tapioca.
- Verter o pudim na forma e colocar a forma dentro de um tabuleiro. Transferir o tabuleiro para dentro do forno pré aquecido a 180°, e já dentro deste encher o tabuleiro com água a ferver.
- Deixar cozer 1h. Assim que estiver corado tapar com folha de alumínio e deixar cozinhar o resto do tempo tapado. Podem espetar um palito para confirmar se já está cozido.
- Retirar do forno e do tabuleiro. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
- Perto da hora de servir fazer o caramelo que vai cobrir o pudim. Num tacho colocar 3 colheres de sopa de açúcar de côco com 2 colheres de sopa de água e deixar ferver. Assim que ferver e o açúcar estiver derretido adicionar o leite de côco reservado (opcional). Mexer e assim que ferver novamente está pronto.
- Desenformar o pudim e verter o caramelo por cima.
Devem descolar com a ajuda de uma faca, quando ainda está quente, mas não logo assim que sai do forno .
Bom apetite e sejam criativos 😊