Ora aqui está uma  iguaria muito apreciada…farófias!!

É daquelas receitas antigas, que se fazia com o intuito de aproveitar as claras de ovo que sobravam dos bolos e outros doces. Juntavam-se mais dois ou três ovos para usar as gemas para o doce de ovos e já estava.

As verdadeiras farófias são feitas a partir de um merengue que vai sendo cozido em leite, em pequenas porções, e no final é regado com um doce de ovos feito com o restante leite, açúcar e gemas.

Não é que as tradicionais sejam muito difíceis de fazer, mas estas fazem parte da minha infância, porque a minha mãe fazia imensas vezes, são bem mais fáceis e ficam uma delícia. Ainda hoje chamamos esta receita de Montanha, por parecer um monte.

É claro que relativamente ao açúcar usado já fiz a alteração esperada, retirando o açúcar refinado (branco), e reduzindo a sua quantidade, sem prejudicar a qualidade da receita. Quem conhece a que eu fazia antes, ainda não notou a diferença para a atual😜

A particularidade desta receita é que o merengue é colocado num pirex e depois é levado ao forno!! Lá estou eu com as comidas de forno!!

Ao longo dos anos já dei esta receita a imensas pessoas amigas…aquelas trocas de receitas tão habituais! Foi sempre um sucesso. Dá uns anos para cá mudei-a retirando os refinados e cá está ela, para quem quiser experimentar!

Vamos à receita!!

Farófias no Forno 

Ingredientes:

Merengue

  • Claras
  • 8g a 12g de açúcar mascavado por cada clara
  • Uma pitada de sal

Creme de ovos

  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
  • 2 colheres de sopa de água

Guarnição (opcional)

  • Algumas nozes

Preparação:

Merengue

Colocar as claras na batedeira com uma pitada de sal e começar a bater.

Assim que começarem a ficar brancas, baixar a velocidade, e colocar o açúcar aos poucos.

Depois voltar a subir para a velocidade máxima e deixar bater bastante tempo, até estarem bem firmes e não houver vestígios grãos de açúcar.  Podem confirmar  colocando um pouco de merengue nos dedos e esfregar um no outro para ver se não se sente grumos.

Colocar o merengue num pirex sem o encher demasiado, pois vai crescer muito no forno. Decorar com algumas nozes (opcional). Eu gosto e acho que faz a diferença ter este elemento crocante.

20191225_123108

Levar ao forno pré aquecido a 170° cerca de 20 a 40 minutos. Depende muito da quantidade de claras.

Enquanto está no forno o merengue vai crescer bastante e começar a alourar. Quando estiver lourinho e bem crescido, com a superfície com um aspecto mais sequinho, está pronto.

Durante o tempo em que está no forno não se deve abrir a porta.

Desligar o forno e deixar as farófias a arrefecer dentro do forno sem abrir a porta, para evitar que baixem muito. Mas vão baixar.

20191225_135455

Creme de Ovos

Enquanto o merengue está no forno fazer o creme de ovos, colocando todos os ingredientes num tachinho.

Mexer muito bem para ficar tudo bem incorporado.

Depois levar ao lume, sempre a mexer, até começar a ferver. Nesta altura, baixar um pouco o lume, para que as gemas não cozam de repente. Estar sempre a mexer e ir tirando e colocando o tacho em cima do lume, sempre que acharem que há necessidade de mais ou menos calor. Fazer isto até termos um creme cremoso, homogêneo e sem grumos. Este processo é muito rápido. Não deixar secar muito, porque depois de frio espessa ainda mais.

20191225_132944

Depois das farófias frias, retirar o pirex do forno e espalhar o creme de ovos na sua superfície.

20191225_135755

Bom apetite e sejam criativos😊