Adoro bolas de berlim e desde criança que é um dos meus bolos de pastelaria preferidos, juntamente com os Pastéis de Nata, que também tenho uma versão mais saudável, sem glúten e sem açúcar refinado (receita➡️ aqui).
Já andava para criar uma receita de bolas de berlim de alfarroba, faz tempo, mas testar e experimentar leva o seu tempo. Depois de testar lá cheguei a um resultado final que me agradou muito.
Já tinha uma receita de Bolas de Berlim das tradicionais (receita➡️ aqui), também ela numa versão mais saudável, sem glúten, sem açúcar refinado e no forno, agora, estava mesmo a pedir e com vontade de criar umas de alfarroba e acompanhar a tendência dos últimos tempos.
Enquanto testei tive em linha de conta fazer uma receita simples, sem grandes complicações, e com um resultado que se aproximasse das comuns. Também tive o cuidado que a receita fosse feita no forno para evitar a fritura.
Uma forma de disfarçar a falta da fritura é pincelar as bolas de berlim, com manteiga, assim que saiem do forno. Este processo também dá-lhes brilho, o sabor da gordura e ajuda a fixar o açúcar.
Fazer massas sem glúten não é fácil e requer um equilíbrio entre farinhas, cada uma com uma função. Embora a receita seja simples, tem um número considerável de ingredientes, mas assim conseguimos obter um melhor resultado.
Estas Bolas de Berlim ficam fofas e deliciosas, no entanto para um resultado melhor, temos de ter cuidado, quer na hora de levedar, quer na hora de cozer no forno. É necessário ser feito em ambiente húmido para que a massa não seque demasiado e endureça mais rapidamente. Para isso, devemos ter um recipiente com água a ferver nestes passos da receita.
O resultado final assemelha-se às tradicionais, mas com as diferenças comuns que as massas sem glúten limitam.
Vamos à receita!
BOLAS DE BERLIM DE ALFARROBA
(rende 4 unidades)
Ingredientes:
Massa
- 50g de farinha de arroz
- 50g de fécula de batata
- 20g de polvilho doce
- 8g de polvilho azedo
- 8g de farinha de alfarroba
- 10g de açúcar mascavado
- 5g de psyllium
- 5g de farinha de linhaça (usei da castanha e triturei as sementes)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de café de vinagre de cidra
- 1/2 colher de café de sal
- 3g de fermento granulado para pão
- 1 ovo + 1 clara (reservar a gema para o creme)
- 20 a 30ml de água
Guarnição
- 15g de manteiga (para pincelar no fim)
- Açúcar mascavo (para envolver no fim)
Creme
- 15g de açúcar mascavado
- 8g de maisena
- 1 gema (reservada da massa)
- 1 casca de limão
- 125 ml de leite vegetal (uso de arroz)
- 5g de manteiga
Preparação:
Começar por ligar o forno a 50°. Este vai servir de estufa para levedar as bolinhas. Basta aquecer um pouco e depois desligar. Quando o tabuleiro com as bolinhas entrar no forno para levedar, este já deve estar desligado.
- Preparar a massa
Colocar todos os ingredientes na taça da batedeira.
Amassar com o gancho de massar. Começar por mexer devagar e ficar em grumos e depois acrescentar aos poucos a água, aumentando progressivamente a velocidade. Pode não ser necessário usar toda. É necessário bater um pouco para que o psyllium e a linhaça atuem e sequem a massa. Se ficar seca demais deve acrescentar mais um pouquinho de água. A massa tem de ficar moldável e um pouco pegajosa.
Colocar a massa sobre a bancada molhada, para que não cole.
Com as mãos molhadas moldar um rolo e dividí-lo em 4 partes.
Sempre com as mãos humedecidas, moldar 4 bolinhas e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha e polvilhado com farinha de arroz.
As bolinhas devem ficar com a superfície bem húmida.
Colocar dentro do forno desligado, e já aquecido. Colocar também no seu interior uma taça com água a ferver para criar um ambiente húmido e não permitir que a massa seque.
As bolinhas ficam a levedar cerca de 20 a 30 minutos, ou até quase duplicar o volume. Não devem levedar demasiado. Caso contrário abatem e a massa fica sem ar. Se não levedarem o suficiente, fica uma massa mais dura e pouco arejada.
Depois de levedarem, retirar o tabuleiro do forno e ligá-lo a 200°. Colocar um pequeno tabuleiro no fundo do forno para que este também aqueça.
Quando o forno estiver quente, colocar no seu interior o tabuleiro com as bolinhas e verter água fria no interior do tabuleiro pequeno colocado no fundo do forno. Vai criar vapor e humidade durante a cozedura das bolinhas.
Assim que saírem do forno, pincelar com a manteiga derretida e envolver no açúcar. Deixar arrefecer quase na totalidade antes de cortar para rechear.
2. Enquanto as bolinhas levedam e cozem, preparar o recheio.
Num tachinho colocar a gema, o açúcar, a maisena e a casca de limão. Mexer e juntar aos poucos o leite.
Levar ao lume sempre a mexer. Assim que começar a ferver, não parar de mexer e deixar formar um creme. Quando estiver cremoso, juntar a manteiga, mexer bem. Está pronto!
Com uma faca cortar um pouco da extremidade da bola de Berlim e abrir o interior. Com ajuda de uma colher verter um pouco do creme para o interior da bola.
Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui👇👇👇👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos☺