Ultimamente têm me dado tamarilhos, um excelente fruto cheio de qualidades nutricionais, nomeadamente no combate contra o colesterol. É um fruto bastante ácido com umas sementes grandes, mas que eu adoro.
Tenho colocado na salada de alface cortado aos cubinhos que fica uma delícia, acho até a melhor forma de o comer, mas ando sempre com ideias e a inventar e tive de ir mais além com este fruto …não vá mais alguém precisar de umas dicas para dar vazão 😉
Entre as muitas ideias que tive e tenho explorado, hoje trago a primeira de todas…uma tarte…pensei numa forma de usar o doce, mas o sabor depois de cozinhado altera um pouco e houve necessidade de recorrer a novas estratégias. Para além disso, também tinha de criar uma tarte com um sabor que fosse de alguma forma familiar para não causar tanta estranheza.
Como também tinha Agar agar aproveitei e vai de explorar uma receita vegan…gosto particularmente destes desafios, pois as receitas vegan, nomeadamente os bolo e sobremesas requerem alguma estratégia 😉 Não são mais difíceis, mas tornar em algo delicioso para quem não está habituado ou é mais cético não é fácil.
Esta tarte também tem a particularidade de não necessitar de ir ao forno, pois a sua base é Crua. É uma Tarte Vegan sem forno e sem os açúcares e farinhas refinadas 😘
O resultado final surpreendeu a malta cá de casa e para variar o meu filho mais novo adorou…todos repetimos👍🤩
No entanto, se não tiverem tamarilhos não se atrapalhem e façam esta receita apenas com frutos vermelhos como é sugerido na receita 😉
Agora a receita 😊
Tarte Vegan de Tamarilho e Frutos Vermelhos
Ingredientes:
Pasta de tâmaras
- 8 tâmaras
- 1 colher de sopa de sementes de linha
- 10 colheres de sopa de leite vegetal
Base
- 60g de farinha de cocô
- 60g de farinha de amêndoa
- 10g de óleo de cocô
- Pasta de tâmaras (Ingredientes em cima)
Doce
- 2 colheres de sopa de xarope de ácer (se não tiverem podem colocar mel – não é vegan)
- 4 colheres de sopa de água
- 6 tamarilhos aos pedaços (+/- 300g) caso não tenham colocar a mesma quantidade de frutos vermelhos
- 2 colheres de sopa de açúcar de côco
- 100g de frutos vermelhos (usei congelados)
Creme
- Doce (Ingredientes em cima)
- 1 lata de leite de côco
- 1 saqueta de Agar agar (2g) ( gelatina vegan feita à base de algas)
Preparação:
1° – Começar por fazer a pasta de tâmaras colocando todos os ingredientes no copo do triturador e deixar a hidratar.
2° – De seguida preparar o doce. Num tacho colocar o xarope de ácer e a água e levar ao lume. Quando estiver a ferver juntar o tamarilho. Deixar cozinhar por cerca de 10 minutos, até comecar a desfazer. Nesta altura juntar os frutos vermelhos e o açúcar de cocô e deixar cozinhar mais um pouco. Caso não tenha tamarilho basta colocar apenas a totalidade de quantidade de frutos vermelhos, logo no início, em vez dos tamarilhos.
Depois do doce feito passar por um passador de rede para retirar todas as grainhas. Reservar para que arrefeça um pouco.
3° – Preparar a massa. Numa taça juntar as farinhas. Triturar a pasta de tâmaras e adicionar às farinhas, juntamente com o óleo de côco. Mexer tudo até formar uma massa moldável. Colocar a massa numa tarteira de fundo amovível untada com óleo de côco. Levar ao frio.
4° – Concluir o creme. Numa taça colocar o leite de côco e juntar o agar agar e mexer até dissolver bem. Juntar ao doce e levar ao lume. Quando começar a ferver, deixar ferver lentamente cerca de 2 a 3 minutos.
Retirar do lume e verter sobre a massa e levar ao frio para solidificar (pelo menos 2h).
5° – Decoração. Decorar a gosto. Usei frutos vermelhos, pitaia, tamarilho e folhas de salva e tomilho.
Bom apetite e sejam criativos 😊
Muito obrigada 😊
É um prazer vê-la por aqui e saber que as minhas receitas agradam👍❤
Certamente vou continuar atenta às suas publicações!!
Vou continuar sim e tirar ideias para fazer aqui em casa, as vezes as ideias faltam 🙂
É um prazer seguir o seu blog!
Espero que vá gostando do que vai lendo 🙂
Esta receita ficou deliciosa. Eu também adoro pratos vegan. São sempre uma agradável surpresa e um desafio para criá-los. Assim que tiver tempo vou ler com atenção 😊
Continue a passar por cá para ver as minhas sugestões culinárias!
Parece ser Magnifico!! Adoro receitas vegan! Alias um dos meus post foi sobre Vegan 😉 Passe por lá!