Com a época natalícia a ficar cada vez mais próxima, começamos a procurar as delícias que vamos colocar na nossa mesa para adoçar o Natal.
O leite creme é uma das receitas típicas, que mais aparece, não só por ser muito simples e rápida, mas também por ficar leve e deliciosa.
Por todos os motivos e mais alguns, também é uma sobremesa de eleição ao longo do ano. Afinal, leite creme é um clássico!
A minha receita é uma adaptação da receita para uma versão mais saudável, sem glúten, sem açúcar refinado e sem laticínios, não deixando de parte todo o sabor e características da receita, mantendo-a simples e igualmente deliciosa.
A receita para além dos ingredientes básicos, tem ainda a inclusão de casca de limão e pau de canela. Dois excelentes ingredientes e bem aromáticos. Pode usar os dois ou apenas um deles,no entanto, aconselho usar os dois. No leite creme são uma dupla infalível.
No entanto, no vídeo só coloco a casca de limão, pois de momento não tinha pau de canela. Nesta época gasto muito nos doces e conservas de frutas e nem dei conta que acabou.
Para a finalização do leite creme pode sempre optar pela versão polvilhado com canela, ou cobrir de açúcar e queimar com um maçarico, ou ferro, que de resto é a versão que está no vídeo e a que mais apreciamos aqui em casa.
Vamos à receita!
Leite Creme
Ingredientes:
- 600ml de leite vegetal (usei de arroz) ou outro da sua preferência
- 65g de açúcar mascavado + para polvilhar e queimar
- 1 colher de sopa bem cheia de maisena (25g)
- 4 gemas
- 1 casca de limão grande
- 1 pau de canela
- canela em pó para polvilhar caso opte por não queimar o açúcar
Preparação:
Num tacho colocar as gemas e misturar muito bem o açúcar.

Adicionar a maisena e misturar muito bem novamente.
Aos poucos começar a juntar o leite e mexer para não formar grumos.
Quando estiver bem misturado, acrescentar a casca de limão e o pau de canela, ou apenas um dos dois.
Levar ao lume sempre a mexer. Quando estiver quase a ferver baixe o lume para médio.

Depois é mesmo muito rápido. Sempre a mexer vai começar a ficar um líquido mais cremoso e espesso.
Assim que estiver a ferver bem e cremoso retirar do lume e colocar de imediato em remequins, ou em tacinhas ou numa travessa.

Deixar arrefecer. Quando estiver morno ou frio, perto da hora de servir, polvilhar com canela, caso não queira o açúcar queimado, ou polvilhar generosamente com açúcar e queimar com um maçarico de cozinha ou um ferro de queimar leite creme.

Servir de imediato.
Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos ☺