Natal! E este ano decidi criar a minha receita de Panetone sem glúten. Esta era uma das que faltava para juntar às outras receitas de Natal que tenho, como o Bolo Rainha, Tronco de Natal, Filhóses, tudo complicado nesta publicação de Receitas de Doces de Natal (receitas➡️ aqui).
O Panetone é uma iguaria italiana, consumida na época do Natal. É um pão doce, recheado de frutas secas (passas de uva e frutas cristalizadas), com fragrância de baunilha e com uma textura seca e macia.
Ele é tão famoso que atualmente existem várias versões, desde com chocolate ao recheado com cremes, e ainda os sem glúten.
Cá em casa a minha malta gosta muito de Panetone e sempre que podem compram um para comer. Para evitar que isto aconteça tive de experimentar fazer. O que mais gostam, como seria de esperar, é com pepitas de chocolate.
No que se refere aos Panetones sem glúten, há uma questão a salientar, dificilmente se consegue recriar a sua textura super fofa. Já o sabor é bem mais fácil, pelo menos para mim foi.
Depois de várias pesquisas e experiências, onde o sabor ficou sempre bem parecido, tive que fazer vários ajustes na textura da massa. Como evito a goma xantana ou o psylium (produtos que servem para imitar o glúten) ainda foi mais difícil.
Desde a minha primeira experiência, que as minhas cobaias, marido e filhos, grandes apreciadores de Panetone, sempre gostaram dos resultados, em termos de sabor, mas fizeram sempre referência à textura!! … mas os panetones desapareceram sempre😉
Esta foi das receitas que deu mais “luta” até chegar ao resultado final!! Podem fazer sem o psylium, mas ficará mais rigo com muito mais facilidade. Eu acabei por usar o psylium, em algumas das experiências, que é uma fibra natural encontrada na casca de sementes de uma planta chamada Plantago ovata e é usado como substituto do glúten nas receitas sem glúten. Raramente uso estes substitutos, mas nesta receita usei para testar. No entanto, no dia seguinte o Panetone já estava mais duro, tal como os que não levaram. Acho que até gosto mais da receita sem usar o psylium.
Agora que consegui um bom resultado vou partilhá-lo convosco.
Vamos à receita!!
Panetone|sem glúten|
Ingredientes:
- 210 g de farinha de arroz
- 180 g de polvilho azedo
- 50 g de polvilho doce
- 100ml de leite vegetal
- 60ml de sumo de laranja
- 100 g de batata doce assada (ou cozida) esmagada
- 65 g de açúcar mascavado (ou de côco)
- 70 g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- 1 clara de ovo
- Uma pitada de sal
- 1 colher de café de raspa de laranja
- 1 colher de sobremesa de aguardente
- Baunilha q.b. (uso de moinho)
- 1 saqueta de fermento granulado para pão (7g)
- 1 colher de chá de fermento em pó (7g)
- 1 colher de sopa de psylium (10g)(opcional)
- 100g de chocolate preto picado grosseiramente
Preparação:
1. Num recipiente ou chávena colocar o leite e o sumo de laranja mornos. Adicionar a saqueta de fermento granulado para pão e o açúcar. Mexer e reservar para activar.
2. Na taça da batedeira juntar os restantes ingredientes. As farinhas, de arroz, polvilho doce, polvilho azedo, açúcar, fermento em pó, o sal, a manteiga, a aguardente, a baunilha, o psylium (caso queiram usar), a batata doce, a raspa da laranja e os ovos. O último ovo costumo bater com o garfo para depois reservar um pouco deste para pincelar a massa no final.
Juntar o fermento para pão misturado com o leite, o açúcar e o sumo de laranja. Bater um pouco, só para misturar, com o acessório de amassar e depois aumentar a velocidade.
Bater a massa durante 5 a 7 minutos com a velocidade máxima.
3. No final, baixar a velocidade e juntar o chocolate picado. Misturar só por uns segundos.
4. Colocar a massa numa forma estreita e alta ou panelinha (que foi o que usei com 11cm altura por 13cm diâmetro) forrada com papel vegetal.
Com um pincel de cozinha, pincelar a superfície do panetone com o resto do ovo reservado.
5. Deixar levedar em local quente e húmido cerca de 2h a 3h. Varia muito. O Panetone deve crescer e duplicar o volume. A técnica que uso para ter mais sucesso nesta operação e colocar a forma dentro do forno ou no microondas, desligado, com uma caneca de água a ferver. Como este processo é lento, ao fim de 1h devemos trocar por nova água a ferver.
Depois de levedado, passar com cuidado, para o forno pré aquecido a 180° por cerca de 45 a 50 minutos.
Fica um bolo alto com cerca de 12 cm de altura e 13 cm de diâmetro.
Resultado final 👇👇👇👇👇👇👇
Receita em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos 😊