Arroz doce um dos docinhos mais tradicionais do nosso país. Mas para alguns impossível de comer, por opção ou por intolerância ao glúten. Pois bem, apresento a opção sem glúten.
Igualmente delicioso, cremoso e sem refinados. Este “arroz” doce é feito com millet um grão ancestral maravilhoso, que não contém glúten e é muito nutritivo. Também não levou açúcar refinado e a quantidade de açúcar também é bastante reduzida.
O millet ou milho painço é um grão sem glúten, rico em minerais e vitaminas do complexo B. Estas vitaminas e minerais presentes na sua composição fortalecem o sistema imunitário e o sistema nervoso central.
É de fácil digestão pelo que é recomendado para pessoas com problemas de estômago e todo o aparelho digestivo, nomeadamente para diabéticos. Possuí um alto teor de fibra e como não têm glúten pode ser ingerido por celíacos.
Este grão ancestral é cultivado há mais de 6000 anos, no continente africano e asiático, sendo um alimento mais antigo do que o arroz.
Voltando à receita, para tornar a experiência gustativa mais interessante, adicionei um pouco de doce de frutos vermelhos, tornando um simples “arroz”” doce numa maravilhosa sobremesa com contraste de cores, texturas e sabores bem interessantes.
Costumo usar o millet em Papas de Millet para o neu pequeno almoço (receita➡️ aqui) são bem idênticas só não levam ovo e não costumo colocar nenhum açúcar. Também tenho uma deliciosa “Açorda ” de Millet que é uma delícia (receita➡️ aqui).
Nesta sobremesa também, se quiserem, não é necessário colocar açúcar, mas é uma questão de provarem e adaptar ao paladar.
Vamos à receita!!
“Arroz ” Doce de Millet com Frutos Vermelhos
Ingredientes:
Millet
- 150g de Millet
- Água (dobro da quantidade de Millet)
- 500 ml de leite (usei vegetal de soja do aldi porque gosto do sabor a baunilha)
- 1 casca de limão
- 1/2 de colher de café de canela em pó
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado ou de côco (opcional)
- 2 gemas
Doce
- 1 chávena de frutos vermelhos (usei congelados)
- 1 colheres de sopa de mel
Preparação:
1. Começar por fazer o doce – juntar os ingredientes num tacho e levar ao lume até ferver. Assim que começar a ferver baixar o lume e deixar desfazer a fruta. Leva cerca de 8 minutos.
2. Agora o Millet- colocar o millet num tacho juntamente com a água e o sal. Levar ao o até secar. Deve ir mexendo.
Depois adicionar o leite, o açúcar, a casca de limão e a canela e levar novamente ao lume até engrossar um pouco.
Retirar o lume e juntar as gemas com cuidado para que não fiquem cozidas de repente. Mexer bem e levar ao lume até ficar com a cremosidade desejada. Atenção que o millet à medida que arrefece seca.
Receita em vídeo aqui 👇👇👇👇👇👇👇👇
No fim colocar em tacinhas ou numa traça. Servir com o doce ou simplesmente com canela.
Bom apetite e sejam criativos 😊
Muito obrigada 😊
É realmente uma delícia 😋
Beijinhos e resto de uma boa semana 😘
Esta receita tem um aspecto excelente.A experimentar numa próxima oportunidade.