Air Fryer um novo conceito, uma nova forma de fritar sem ter uma frigideira cheia de óleo ou azeite.

Sim, esta fritadeira não necessita de ser cheia de gordura. Frita através da circulação de ar quente.

Já tinha visto grandes chefes a usar em programas de televisão, há uns anos atrás, mas eram muito caras. Recentemente começaram a aparecer, com mais frequência e mais acessíveis.

Há uns tempos comprei uma com o intuito de deixar usar grandes quantidades de azeite ao fritar, mas ainda o faço às vezes…apetece!!

Nas primeiras experiências de utilização achei que a mudança era bem grande. A mim não me fez grande diferença, mas a malta cá de casa achou que estava tudo muito seco e que, realmente, faltava o sabor do frito, da gordura.

Para quem usa produtos pré congelados, como douradinhos, rissóis, batatas fritas, tudo o que seja embalado, não faz diferença. Conheço quem o faça e diga que fica igual ao frito em gordura.

Acontece que eu não uso produtos pré congelados e aí é que entra a diferença… tentar recriar o frito.

Comecei as minhas experiências com as batatas fritas, fui repetindo até não acharem grande diferença, depois passei às pernas de frango, carapaus…

A publicação de hoje é para explicar como tentar recriar, o mais aproximado possível um frito sem ser frito😉

Fritar na Air Fryer |peixe| carne|batatas|

Batatas Fritas

A forma mais simples é começarem com as batatas fritas.

Geralmente faço as batatas com a pele. É claro que se já estiverem velhas descascado, mas a casca ajuda a manter o sabor.

Depois de lavadas e cortadas, secar e deitar um fio de azeite. Mexer de forma a que todas fiquem cobertas de azeite, não encharcadas. É só mesmo um fio de azeite.

Colocar na fritadeira e programar para fritar batatas. Durante o processo de fritar ir mexendo vez de enquando. Não encher demasiado o compartimento da fritadeira.

Depois de feitas, colocar sal e orégãos q.b. e servir. Ficam perfeitas. Aqui em casa já ninguém estranha.

Refeição 👇👇👇

Acompanharam Bacalhau Assado no Forno (receita➡️ aqui), juntamente com Purê de Abacate (receita➡️ aqui) e salada de alfaces.

Para sobremesa Fruta Assada (receita➡️ aqui)

20190918_133935

Bacalhau Assado no Forno com batatas fritas, puré de abacate e salada de alfaces. Para sobremesa Fruta Assada.

Carne – Pernas de Frango

Para fazer as pernas de frango, temperei como sempre faço. Sal, pimenta, sumo de limão, louro e alho picado.

No processo de fritar normal, passava pela farinha e depois fritava em azeite.

Para usar a Air Fryer, na altura de colocar a fritar, coloco um pouco de azeite num prato e passo as pernas de frango. Depois passo na farinha (uso farinha de milho) e coloco no recipiente da fritadeira, sem sobrepor. Depois é só programar a fritadeira para fritar frango. Devem durante o processo virar duas ou três vezes.

Ficaram tostadinhas e quando disse à malta cá de casa que não foram fritas ficaram surpreendidos. Ficam bem semelhantes.

20190925_12355720190925_124035

Refeição 👇👇👇

Servi as pernas de frango com Salada de Quinoa (receitas ➡️ aqui e aqui).

Para sobremesa Figos Assados (receita➡️ aqui).

20190925_133435

Servi as pernas de frango com Salada de Quinoa. Para sobremesa Figos Assados.

Peixe – Carapaus 

Para fritar os carapaus, usei o mesmo processo de sempre. Para que não se estranhe a falta da gordura, é antes de fritar passar num pouco de azeite. É necessária uma quantidade muito pequena.

Arranjar o peixe e colocar sal. Na hora de fritar colocar um pouco de azeite num prato e passar o peixe. Depois passar por farinha (uso sempre farinha de milho sem glúten, os fritos ficam mais amarelinhos e mais tostados), e depois dispôr no recipiente da fritadeira sem sobrepôr. Programar para fritar peixe e virar uma vez durante o processo.

Refeição 👇👇👇

20191008_213633

Servi com batatas cozidas e com uma cebola feita com cebola, alho e louro aquecidos em azeite.  Salada de alfaces e rabanetes. Para sobremesa anonas.

Bom apetite e sejam criativos 😊