Como aqui em casa tudo gosta de folhados, a luta pela criação de uma massa folhada sem glúten que se aproxima-se da original andou sempre na minha cabeça e em algumas experiências.

Embora tenha criado uma massa folhada sem glúten (pode ver a receita➡️ aqui ), faz alguns anos, agora andei novamente às voltas com uma massa folhada sem glúten e que fosse bem fácil de fazer e mais folhada, como a feita com trigo.

O resultado foi este. Uma receita simples, com um resultado final absolutamente incrível, bem folhado, estaladiço, que pode ser usado nas mais diversas receitas doces ou salgadas.

Esta massa folhada sem glúten, para além de muito fácil, faz folhados muito estaladiços a fazer lembrar a massa folhada original.

Nesta receita também não fugi muito à receita original, usando apenas farinhas, sal, água e a manteiga, ao contrário da minha receita anterior, tornando o resultado final bem semelhante à receita feita com farinha de trigo.

Vamos à receita!

Massa Folhada

Ingredientes:

  • 140g de farinha de arroz
  • 10g de farinha de grão (caso não tenha use a mesma quantidade de farinha de arroz, mas aconselho a usar, pois dá estrutura e maciez à massa)
  • 40g de maisena
  • 15g de polvilho doce
  • 15g de fécula de batata
  • 8g de psyllium
  • uma pitada de sal
  • 200ml de água
  • 60g de manteiga fria em pedaços
  • 10g de açúcar mascavado (para receitas doces – opcional)

Preparação:

Numa taça junte as farinhas, o psyllium, o sal e o açúcar caso vá usar. Misturar.

Aos poucos adicione a água fria, mexendo com um garfo. Quando esgotar toda a água, amasse com as mãos até ficar tudo misturado.

Polvilhar a superfície da bancada com um pouco de farinha de arroz e transfira a massa.

Amasse por cerca de 2 a 3 minutos para que o psyllium dê elasticidade à massa e fiquem todos os ingredientes bem incorporados.

Com ajuda de um rolo de cozinha, estender a massa, até ficar com cerca de 1cm de espessura.

Distribuir os pedaços de manteiga, em metade da massa. Depois dobre a massa a meio, cobrindo toda a manteiga.

Girar a massa 90° e estender. De seguida, dobre a massa em 3 como um envelope. Gire novamente 90° e estender. Repita o processo mais 3 vezes.

Caso esteja calor e a manteiga parecer que está a derreter, sempre que dobrar a massa, deve antes de a estender, levá-la ao frigorífico alguns minutos. Assim vai manter a manteiga estruturada e sem tornar a massa mais viscosa.

Depois de fazer a quarta dobragem, estender, dobrar, colocar num recipiente e tapar com película de cozinha. Levar ao frigorífico no mínimo 30 minutos antes de usar.

Está pronta a usar em pastéis, croissants, empadas, folhados e tudo mais.

Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇👇

Subscreva 🔔deixe o seu like 👍OBRIGADA 💗

Bom apetite e sejam criativos☺