Levou tempo mas lá consegui arranjar maneira de publicar a receita! Já era para ter saído, mas nem sempre tudo é como queremos e surgem imprevistos!!
Simples e deliciosos, muito fáceis de fazer, com uma receita bem versátil…um dos motivos pelos quais atrasou um pouco, mas eu tinha de experimentar várias possibilidades que tinha em mente … e depois saíram estes pãezinhos sem glúten e refinados, sem ovos e laticínios.
Também podem consultar mais receitas de pão sem glúten e refinados, sem ovos e laticínios ➡️ aqui.
Já tinha publicado uns papossecos deliciosos (receita➡️ aqui), mas estes tinham ovo e laticínios, mas também são tão bons, e a malta cá de casa…adoooora!!
Uma das formas que pudemos usar estes pãezinhos é recheá-los com chouriço. Ficam tão bons!! Outra das formas é usar esta massa para base de pizza!!…sim…pizza!! Basta espelhar num tabuleiro forrado com papel vegetal até ficar bem fininha que depois ela cresce. Pode consultar a receita➡️ aqui.
Tenho várias receitas de base de pizza, com frango (receita➡️ aqui), de quinoa (receita➡️ aqui), na frigideira (receita➡️ aqui), todas sem glúten e deliciosas.
Voltando aos pãezinhos simples ou recheados com chouriço ou em pizza têm de experimentar 👍
Nesta receita usei psylium, mas ao fim de um dia os pães já estão mais duros, mesmo usando este substituto natural do glúten. A sua utilização é facultativa, mas se decidirem usar atenção!! Têm de usar mais água e ajustar a consistência da massa, pois o psylium é um elemento absorvente como por exemplo a chia.
Vamos à receita!
Pãezinhos sem glúten
Ingredientes:
- 125g de farinha de arroz
- 100g de fécula de batata
- 35g de polvilho doce
- 15g de polvilho azedo
- 1 colher de café de sal
- 12g de açúcar mascavado
- 1 saqueta de fermento granulado para pão (7g)
- 10 g de psylium (opcional)
- 10g de farinha de linhaça
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de vinagre
- 3/4 a 1 chávena de água morna (se usarem o psylium é mais quantidade. Pode ir de 1 a 1 e 1/2). Também pode variar com a temperatura ambiente.
Preparação:
1. Na taça da batedeira colocar todos os ingredientes secos e misturar.
2. Adicionar o azeite e o vinagre e começar a bater lentamente com o acessório de amassar.
3. Comecar a juntar a água aos poucos até ficar uma massa firme mas elástica e húmida. Aumentar a velocidade e bater perto de um minuto.
4. Verter a massa para a bancada polvilhada com farinha de arroz e moldar só um pouco. Não amassar e evitar acrescentar farinha. Dividir a massa em 4 partes e com cada uma delas moldar um pãozinho.
5. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha de arroz. Com cuidado e usando a ponta dos dedos, untar toda a superfície dos pães com água e depois polvilhar abundantemente co farinha de arroz peneirada. Fazer uns golpes a gosto e colocar dentro do forno desligado, a levedar, com uma taça de água a ferver para que cresçam um pouco, mas em ambiente húmido para evitar que sequem. Ficam assim 20 a 30 minutos, não mais.
6. Retirar o tabuleiro com os pães do forno e ligá-lo a 200° com um tabuleiro vazio no fundo do forno. Assim que este estiver quente, colocar, novamente o tabuleiro com os pães dentro do forno e verter para dentro do tabuleiro vazio no fundo do forno, uma caneca grande a água e fechar a porta.
Vai formar-se vapor que vai ajudar o pão a não secar e ficar estaladiço. A água vai evaporar.
Os pães levam cerca de 25 a 30 minutos a cozer. Vão crescer e ficar douradinhos.
Receita em vídeo aqui👇👇👇👇👇👇
Bom apetite e sejam criativos 😊