A receita de hoje é uma combinação que adoro! Crumble e frutos vermelhos. Resulta tão bem! Além de que é muito simples e fácil de fazer, não tem glúten e nem açúcar refinado e tem um resultado final incrível.

Andava a pensar no que fazer para o Dia dos Namorados. Queria algo simples, que tivesse frutos vermelhos e que fosse uma tarte. Tinha isto na ideia! E assim surgiu a minha tarte crumble de frutos vermelhos.

Esta receita tem uma massa de base crocante e macia, ao mesmo tempo que contrasta com o ácido adocicado e macio do creme de frutos vermelhos.

Gosto muito de crumble, e como seria de esperar tenho várias receitas por aqui no blog, como o clássico crumble de maçã (receita➡️ aqui), ou o bolo crumble de pêssego (receita➡️ aqui) ou crumble de ameixa (receita➡️ aqui).

A receita desta tarte também pode ser feita com outras frutas. Com maçã fica incrível! Use as frutas que gosta.

Vamos à receita!

Tarte Crumble de Frutos Vermelhos

Ingredientes:

Massa

  • 230g de farinha de arroz
  • 90g de farinha de aveia
  • 35g de polvilho doce
  • 50g de açúcar mascavado
  • 150g de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 35g de amêndoa laminada

Creme

  • 500g de frutos vermelhos (usei congelados(
  • 75g de açúcar mascavado
  • 10g de maisena

Preparação:

Começar por preparar o creme de frutos vermelhos.

Num tacho colocar os frutos juntamente com o açúcar. Mexer e levar ao lume.

Assim que começar a ferver, baixar o lume para médio baixo e deixar os frutos cozinhar até se desfazerem. Mexer com frequência para não pegar ao fundo do tacho. Leva cerca de 10 minutos.

Depois de desfeitos, mas ainda com um doce líquido, acrescentar a maisena e mexer muito bem. Vai espessar rápido. Apagar o lume e reservar.

A seguir preparar a massa.

Numa taça colocar as farinhas e o açúcar. Mexer.

Em seguida, adicionar a manteiga à temperatura ambiente e com a ajuda das pontas dos dedos começar a desfazer a manteiga e a agregá-la às farinhas. Vai formar-se um granulado.

Quando estiver tudo bem misturado, retirar para uma taça 3 punhados desta mistura (cerca de 165g) e reservar.

Na restante massa acrescentar os ovos e amassar até formar uma bola de massa homogénea.

Colocar a massa numa forma de tarte de fundo removível e distribuir uniformemente.

Verter o creme de frutos vermelhos por cima da massa. Caso esteja demasiado seco juntar um pouquinho de água. Deve estar cremoso.

Juntar à massa reservada as amêndoas laminadas e depois cobrir o creme com este granulado. Apertar o granulado nas mãos para formar pedaços de granulado e criar pequenos torrões.

Levar ao forno pré aquecido a 200° cerca de 30 a 40 minutos até estar tostadinho por cima e a massa do rebordo rija ao toque.

Retirar do forno e deixar arrefecer antes de desenformar.

Receita também em vídeo no canal do YouTube da comida colorida só porque sim aqui 👇👇👇👇👇

Subscreva 🔔deixe o seu like 👍OBRIGADA 💗

Servir assim simples, com frutas vermelhas ou com uma bola de gelado de baunilha. Pode fazer uma receita rápida de gelado de baunilha (receita➡️ aqui).

Bom apetite e sejam criativos ☺️